ESPECIALIDADES OFERECIDAS

É importante saber que ao surgir algum tipo de desordem pontual e/ou específica, pode ser necessário que seu animal precise ser levado a um especialista para que seja examinado e avaliado, receba um diagnóstico preciso, com a indicação de um tratamento específico para determinada doença. Aqui no Vivitta Pet você encontra uma variedade de profissionais especializados em diferentes áreas da Medicina Veterinária de pequenos animais. As consultas com os especialistas são com hora marcada. Entre em contato conosco para agendar uma consulta.

 

A alimentação natural é uma dieta balanceada, composta por ingredientes naturais e de qualidade os quais são minimamente processados. Algumas enfermidades apresentam boas respostas à mudança de dieta, como é o caso da obesidade, diabetes, alergias de pele e alimentar, doença renal crônica, cardiopatias, pancreatite, câncer, gastrite, doenças do trato intestinal e urinário.

O cardiologista é responsável pelo diagnóstico e tratamento das doenças e disfunções que se relacionam ao sistema cardiovascular. As doenças cardiovasculares acometem com frequência os pequenos animais em consequência do aumento da expectativa de vida. As doenças podem ser congênitas ou adquiridas, e quando há um diagnóstico e tratamento de forma correta, o animal terá boas qualidades de vida. A melhor forma de prevenção das doenças cardiovasculares são os exames clínicos preventivos.

Diagnóstico por imagem é uma especialidade que se ocupa do uso das tecnologias de imagem para realização de diagnósticos. Assim, se refere às técnicas e processos usados para criar imagens internas do corpo do paciente para análise clínica. Radiologia e ultrassonografia são exemplos de tipos de recursos que se complementam, com vista em diagnosticar anomalias para recomendação de terapia adequada. A radiografia, através do uso dos raios x, consiste no registro de imagens diversas das estruturas do organismo. É bastante utilizada para casos osteoarticulares e intratorácicos, além de evidenciar, por meio de uma visão geral, informações sobre a cavidade abdominal. A ultrassonografia é um método mais versátil, que graças aos avanços tecnológicos vem criando cada vez mais versões diferenciadas, em alta resolução, com sistemas de última geração, capazes de proporcionar um estudo ainda mais detalhado e não invasivo das estruturas internas dos pacientes.

A dermatologia é a especialidade que se ocupa do diagnóstico e tratamento das enfermidades relacionados à pele, aos anexos cutâneos (pelos, mucosas e unhas) e ouvidos. O Médico Veterinário especialista em dermatologia se torna fundamental quando surgem problemas cutâneos nos animais.

Endocrinologia veterinária é a especialidade responsável pelo diagnóstico e tratamento de doenças que afetam as glândulas produtoras de hormônios (glândulas endócrinas) e problemas relacionados ao metabolismo. Os hormônios são substâncias químicas que controlam o metabolismo, o crescimento, o desenvolvimento e a reprodução, além de atuarem na adaptação dos animais ao meio ambiente. As glândulas endócrinas situam-se em diferentes partes do corpo, sendo que as principais são: hipotálamo, hipófise, tireoides, pâncreas, adrenais, ovários e testículos. Estas glândulas podem desenvolver problemas no seu funcionamento de forma a produzir hormônios em quantidade insuficiente ou em excesso. As doenças endócrinas mais freqüentes são diabetes mellitus (deficiência absoluta ou relativa do hormônio insulina), hipotireoidismo (deficiência dos hormônios da tireóide), hipertireoidismo(produção excessiva de hormônios tireoidianos), hiperadrenocorticismo (produção excessiva de hormônios produzidos pelas adrenais), hipoadrenocorticismo (deficiência dos hormônios produzidos pelas adrenais) e um exemplo de doença relacionada ao metabolismo é a obesidade.

A Gastroenterologia é a especialidade que se ocupa do estudo, diagnóstico e tratamento clínico das doenças do aparelho digestivo. Muitos são os sintomas relacionados às doenças gastrointestinais: vômitos, regurgitações, refluxo, gastrite, disfagia e engasgos ao se alimentar e beber água, seletividade alimentar, anorexia, diarreia, borborigmos intestinais, gazes intestinais, flatulência, perda de peso, apatia, prostração, intolerância alimentar, dores abdominais, cólicas, constipação, disquezia e tenesmo, incontinência fecal, hemorragia intestinal, salivação, má qualidade de pelo e pelagem, ascite (liquido em abdome), entre outros. Existem várias doenças que necessitam de orientação e apoio do Médico Veterinário especialista em gastroenterologia. Todas as doenças relacionadas ao sistema digestivo e órgão anexos, podem ter indicação de passar com o gastroenterologista.

O Vivitta Pet conta com um serviço especializado de atendimento aos felinos, começando desde o ambiente que contêm sala de espera própria para os felinos para evitar estresse e outras complicações que podem ocorrer, se estendendo até nossa equipe, especializada e continuamente treinada no trato e no manuseio de felinos, garantindo o conforto e a segurança dos animais durante toda a permanência no Vivitta Pet.

Nefrologia é a especialidade que se ocupa do diagnóstico e tratamento clínico das doenças do sistema urinário que inclui ureteres, bexiga, uretra, próstata e em especial os rins. Entre as atividades dos especialistas em Nefrologia estão diagnóstico e tratamento de infecções urinárias, nefrites (inflamações), cálculos renais, doenças renais císticas, hipertensão arterial, doenças renais crônicas e lesão renal aguda.

Neurologia é a especialidade médica que trata dos distúrbios estruturais do sistema nervoso (cérebro, tronco encefálico, cerebelo, medula espinhal e nervos) e os componentes da junção neuromuscular (nervo e músculos). Dentre as diversas doenças neurológicas o neurologista está apto a diagnosticar e tratar de distúrbios do movimento (como tremores), neuropatias periféricas, desmaios, crises convulsivas, epilepsias, tonturas, infecções do sistema nervoso (como meningites e encefalites), tumores, confusão, perda de força, alteração na visão, mudança de comportamento dentre outras.

A Oftalmologia é a especialidade que trata toda e qualquer doença relacionada aos olhos e seus anexos. O oftalmologista veterinário é responsável por diagnosticar, prescrever tratamentos e correções para distúrbios e realizar cirurgias oftálmicas. Os problemas oftálmicos mais comuns na medicina veterinária são: Úlceras de córnea; Conjuntivite alérgica; Ceratoconjuntivite seca (olho seco); Triquíase e distiquíase (mau posicionamento dos cílios); Entrópio e ectrópio (má formação na pálpebra para dentro ou para fora); Ceratoconjuntivite herpética (herpes ocular); Sequestro corneano felino; Distrofia corneana; Ceratite pigmentar (manchas pretas nos olhos); Uveítes; Glaucoma e Catarata.

A oncologia é a especialidade que estuda, diagnostica e trata as neoplasias. De modo geral, o câncer é caracterizado pelo crescimento desordenado e descontrolado das células do corpo levando ao surgimento de tumores e, quando avançado, ao comprometimento de diversos órgãos. O tratamento oncológico é sempre muito individualizado, sendo importante observar as necessidades e possibilidades terapêuticas de cada paciente. Pode ter intenção curativa ou paliativa (alívio dos sintomas objetivando uma melhora da sobrevida e da qualidade de vida). Entre os principais tipos de câncer que se desenvolvem em pequenos animais está o câncer de mama, tumores cutâneos, hematopoiéticos (que atingem as células formadoras de tecido sanguíneo, gerando linfomas e leucemias nos animais). É importante que o animal tenha um acompanhamento periódico e quando alguma anomalia for encontrada é importante levá-lo ao profissional especializado em oncologia veterinária para verificar o problema.